quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Defeso derrotado

Blog Moacir Pereira ; 2/12/2009

O projeto do defeso do Itacorubi, que dava um tempo de dois anos para a Ilha respirar e planejar seu crescimento imobiliário, foi para o arquivo.

A Câmara Municipal de Florianópolis rejeitou o projeto do prefeito Dário Berger(PMDB). Apenas quatro vereadores votaram a favor: Gean Loureiro, Norberto Stroisch, Dinho e Márcio de Souza.

O projeto do defeso tinha o respaldo de 20 entidades comunitárias de Itacorubi, Trindade, Córrego Grande e Jardim Itália.

Quer dizer: o processo de destruição da Ilha, de crescimento absolutamente desordenado, de construção de selvas de pedra e de engarrafamentos totais em vários bairros, vai continuar de forma avassaladora.

Câmara derruba Defeso

O projeto de lei que previa suspensão das construções de edifícios comerciais e residenciais na Bacia do Itacorubi – o chamado Defeso do Itacorubi – foi para o espaço. Está arquivado.

A Câmara Municipal rejeitou a proposta do prefeito Dário Berger. Apenas quatro vereadores votaram a favor: Gean Loureiro, Norberto Stroich, Dinho e Márcio de Souza. Apenas o presidente Gean Loureiro subiu na tribuna para defender a aprovação da matéria.

Esta questão do defeso foi um dos principais temas da última campanha eleitoral. Virou prioridade para o vice-prefeito João Batista dos Santos e também defendido pelo prefeito Dário Berger.

O Sinduscon fez pesado lobby e deu plantão ontem na sessão da Câmara.

Quer dizer: o crescimento desordenado, totalmente descontrolado, da Trindade, Itacorubi, Córrego Grande, Parque São Jorge, Jardim Itália e toda a bacia do Itacorubi vai continuar. Com prejuízos para os milhares de moradores e toda a população da Ilha.

O número de edifícios em construção atualmente é assustador. E o sistema viário continua o mesmo. Já há falta água em vários bairros. Os engarrafamentos são monstruosos, não há áreas de lazer, nem parques infantis.

O prefeito Dário Berger tem maioria na Câmara. Mas os vereadores votaram contra ele e contra a cidade. Será que ele e o vice João Batista Nunes se empenharam mesmo para aprovar a proposta?

Sem planejamento, com esta ganância avassaladora e esta especulação imobiliária irracional, sem qualquer planejamento mínimo, a Ilha vai perdendo rapidamente a qualidade que a consagrou no Brasil e no exterior.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial