sábado, 17 de janeiro de 2009

Agora?

Diário Catarinense ; Moacir Pereira ; 17/1/2009

O diario.com de ontem mostrou a única decisão no meio de tanto marasmo e omissão. A Casan fiscalizando a rede de esgoto de Florianópolis. Esclarece que a estatal recolheu um caminhão de gordura apenas numa rua próxima do shoppping. E as demais? Só agora?

Quem desejar conferir como está o saneamento básico em Santa Catarina não precisa perder muito tempo. Basta se dirigir ao Centro Administrativo, na SC-401. Ali, no estacionamento principal, ao lado do prédio onde fica o gabinete do governador, tem várias bocas-de-lobo. A fedentina que dali se espalha pelo ambiente é reveladora. Sistema de galerias fluviais contaminadas por esgoto, é o que dizem os policiais obrigados a conviver com o mau cheiro permanente.

A falta de planejamento da infraestrutura turística das principais praias de Santa Catarina acontece, principalmente, em relação à saúde pública. Não há espaço mais democrático do que os balneários. Ali convivem ricos, pobres e a classe média, gente de todas as raças, credos e origens. Todos submetidos aos mesmos riscos quando enfrentam a poluição das águas. O que seria absolutamente natural? As autoridades determinarem, já no inverno ou no início da primavera, uma rigorosa fiscalização nas galerias fluviais, nos restaurantes, hotéis e estabelecimentos com alta frequência, conferindo se são ou não agentes poluidores.

Empreendedores e gente famosa com mansões poluindo o meio ambiente deveriam merecer mais do que multas. Como estão matando a própria galinha dos ovos de ouro, deveriam ser punidos com seus nomes fixados em gigantescos painéis de estradas. Funcionaria como sentença pedagógica e exemplar para que outros evitassem a prática delituosa.

O que a Casan começa a fazer chega tarde e é muito pouco. Os órgãos públicos responsáveis pela proteção da saúde pública deveriam se unir antes da temporada para uma ação radical de proteção das belezas naturais de Santa Catarina e da saúde da população.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial