quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Timbó cadastra “forasteiros”

Blog Carlos Damião ; 21/1/2009

Muito interessante a história de Timbó, onde a polícia está cadastrando forasteiros que chegam à cidade. É claro que a medida é inconstitucional, porque não há no Brasil limites para circulação de pessoas pelo território – é o artigo da Carta Magna que garante o direito de ir e vir a todos os cidadãos.

Ninguém está impedido de morar onde quiser. Cada um é livre para escolher seu destino, desde que respeite as leis. E é aí – no respeito às leis – que mora o perigo. O grande problema das ocupações clandestinas em Florianópolis e outros municípios litorâneos está no desrespeito às leis mais elementares, de ocupação do solo, de subordinação às normas ambientais, incluindo saneamento básico, preservação da mata nativa, dos mananciais e das dunas.

É por isso que Florianópolis virou a “casa da mãe Joana”. Qualquer um chega, se instala onde quiser, puxa energia, água e telefone – com licença oficial – e vira “cidadão florianopolitano”, com direito a voto, principalmente.

Talvez a idéia de Timbó esteja mal colocada mas não é de todo ruim, se levarmos em conta o nível de vagabundagem – e nisso não estamos isentando pobres ou ricos – que tem invadido as cidades catarinenses, atraída pelo marketing oficial da “qualidade de vida”, da “mais querida” e outros bordões surrados e fraudulentos.

E antes que acusem o blog de preconceituoso, verifiquem as estatísticas oficiais, da Secretaria de Segurança Pública sobre bandidos em geral que são presos em Santa Catarina. Mais de 70% são originários de outros Estados.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial