quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A corrupção nossa de cada dia

Blog “A política como ela é” ; 17.2.2009

A corrupção está tão arraigada no cotidiano do país, que ninguém se surpreendeu com a declaração do senador Jarbas Vasconcellos, de que o PMDB é corrupto.

A supresa foi menor ainda quando outro senador, Pedro Simon, comentando as declarações do colega na Tribuna do Senado, ponderou que o PMDB é tão corrupto quanto o PSDB e o PT.

Ambos falaram o óbvio, aquilo que os brasileiros sabem por experiência, prática, intuição e constatação: vivemos numa época dominada pela corrupção.
_____________

Não lembro se foi o David Nasser ou o Fernando Morais quem contou. Enfim é uma anedota esclarecedora da faceta corrupta da alma tupiniquim.

Em 1955, Adhemar de Barros era candidato a presidente da República e visitava o Rio de Janeiro nessa condição. Instalado no Copacabana Palace, preparava-se para uma coletiva.

Enquanto os jornalistas se acomodavam, o ex-governador paulista se dirigiu até uma dúzia de jovens impecavelmente vestidos, agrupados num canto da sala.

Eram formandos do curso de Direito de uma tradicional faculdade carioca. Estavam ali para formalizar convite para que o candidato fosse o paraninfo da turma.

O homem do "rouba, mas faz" sabia que o alvo dos formandos era seu bolso, para bancar as festanças da formatura.

Braços abertos, a boca escancarada pelo riso, Adhemar saudou-os assim:

- Meus corruptozinhos!

Todos caíram na gargalhada.
___________

Não importa a cidade, o perfil econômico dos moradores, a corrupção campeia porque ou somos corruptos, ou lenientes com a corrupção.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial